Quer trocar os seus pontos do programa de fidelidade SPG e Marriott por um cruzeiro? Talvez isso seja possível em breve, porque a Ritz-Carlton, principal marca de luxo da Marriott International, anunciou uma expansão navegante nesta quinta-feira.
Cada cabine de passageiros terá a sua própria varanda, e duas cabines são instaladas como suítes de cobertura duplex. As comodidades incluem The Ritz-Carlton Spa e comida de Sven Elverfield, o chef do restaurante Aqua com estrelas Michelin. As viagens variam de 7 a 10 dias. A primeira embarcação sairá do estaleiro no fim de 2019, e as reservas serão abertas em maio do ano que vem: esta é a primeira vez que uma companhia hoteleira se aventura em alto-mar.
É preciso diversificar os negócios”, disse o CEO da Ritz-Carlton, Hervé Humler, em entrevista exclusiva à Bloomberg. Após expansões bem-sucedidas em residências e resorts seis estrelas (que a Ritz-Carlton opera com seu emblema Reserve, extremamente premium), Humler disse que muitos dados sustentavam um empreendimento com cruzeiros. Um dado estatístico fundamental, segundo ele, é que o setor de cruzeiros cresceu em média 8,5 por cento por ano desde 1981. Apesar de todo esse aumento da demanda, há poucos navios no segmento de luxo mais alto, e muitos deles são operações de pequena escala, que transportam menos de 300 passageiros.
Isso, junto com dados fornecidos pela empresa que afirmam que 400.000 hóspedes da Ritz-Carlton são adeptos a cruzeiros, significa que estão em jogo tanto uma base de clientes incorporada quanto uma oportunidade de mercado sólida. “Precisaremos de apenas 12.000 passageiros para encher um navio [a cada ano], então, se não excedermos [a capacidade], estaremos bem perto disso.”
Humler afirma que concorrerá com empresas de alto luxo estabelecidas no setor, como Crystal Cruises, Seabourn, Silversea e Regent Seven Seas, construindo o navio anticruzeiro: com ênfase em espaço, privacidade e flexibilidade, algo que ele vem aperfeiçoando há 12 anos.
Em muitos aspectos, a Ritz-Carlton está aproveitando tendências existentes, em vez de reinventar a roda: a maioria das companhias de cruzeiro de luxo, por exemplo, tende a estender o seu público. Mas, ao convocar consultores como Valerie Wilson, cuja empresa que leva o seu nome está entre as 30 maiores agências de viagem dos EUA e movimenta mais de US$ 300 milhões em inventário, a Ritz-Carlton garante que todos os mínimos detalhes contribuirão para algo verdadeiramente único. “As suítes serão maiores do que qualquer outro concorrente pode oferecer”, disse Wilson, “e é alucinante que eles tenham cinco restaurantes para menos de 300 pessoas”.
Da perspectiva do setor, no entanto, esta será a primeira vez em que os hóspedes poderão combinar férias em um cruzeiro e em terra com um único operador, reservando estadias antes e depois do navio nos hotéis Ritz-Carlton nas cidades portuárias. E é mais que provável que o programa de fidelidade Marriott Rewards seja um dos benefícios de navegar com a Ritz-Carlton Yacht Collection.
Fonte: MarEX